top of page

Série Geógrafos: Fany Davidovich

BIOGRAFIA

Fany Rachel Davidovich (1992, Rio de Janeiro) formou-se em Geografia e História pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - na época chamava-se Universidade do Brasil. Fez parte do quadro permanente de geógrafos do IBGE e foi pesquisadora do Instituto de Planejamento Urbano e Regional da UFRJ. A autora chegou a afastar-se do trabalho para dedicar-se ao casamento e ao filho, voltando dez anos mais tarde para o IBGE como estagiária por escolha própria - tinha a proposta de já voltar como geógrafa. Destacou-se pela contribuição notável especialmente no campo da Geografia Urbana.


CONTEXTO HISTÓRICO

A formação em 1942 contou com os ensinamentos de célebres geógrafos como Josué de Castro e Delgado de Carvalho, bem como de franceses como André Gilbert e Francis Ruellan. No IBGE, a própria autora considera importante ter feito parte do período em que Michael Rochefort esteve no lá, afirmando que ele implementou uma revolução no Instituto.


ÁREA DE PESQUISA

A temática que primeiro apareceu na vida intelectual de Fany foi a da Geografia das Indústrias, sendo uma das responsáveis pelo artigo “Estudos para a Geografia das Indústrias do Brasil Sudeste”, de 1963, publicado pela Revista Brasileira de Geografia. A autora considera que sua obra é composta principalmente de ensaios acadêmicos, sem perder o comprometimento científico. Preocupada principalmente em entender as cidades brasileiras, é possível dizer que as questões urbanas foram centrais para a geógrafa, em especial estudos sobre metropolização.


OBRA RECOMENDADA


Nesse texto, publicado em 2010, Fany teve como recorte espacial o Estado do Rio de Janeiro. Dez anos atrás, em momento paradigmático para a cidade e estado do Rio de Janeiro, em preparação para os megaeventos que ocorreram, a autora traçou a evolução histórica da cidade e da organização urbana metropolitana, abordando mudanças e permanências. Entendemos que se trata de um texto com grande valor para estudo do território Fluminense.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page